Nos dias 24 e 25 de junho, Pará de Minas, a 80 km de Belo Horizonte, recebeu a 6ª edição do AeroRock, evento que reuniu um movimentado show aéreo durante o dia misturado com apresentações de bandas de rock a noite. O marco dessa edição foi a volta da Esquadrilha da Fumaça a cidade, na primeira apresentação (realizada no domingo-25) com os Embraer A-29 Super Tucano.
A pequena pista recebeu também dois avançados acrobáticos russos SUKHOI, o SU-26 do comandante Márcio Oliveira e o SU-31 do comandante Luiz Guilherme Richieri, os Cessna 152 Aerobat da EJ Escola de Aviação, um belíssimo Diamond DA 42-VI bimotor (em tour promocional pelo Brasil), o piloto/instrutor Mateus, da escola de Voo livre e paramotor “Carcará”, os pilotos acro Cristiano Pereira de Oliveira, que voou um Super Decathlon, e Guilherme Ribeiro, com o Citabria PP-ZIY, e a moderna e bem cuidada frota do Aeroclube de Pará de Minas, que incluiu um RANS RV6A, um PA 34 Seneca I, um Cessna 152, um Cessna 172SP e um Piper P28A, além do helicóptero R-22 Robinson utilizado como plataforma para captação de imagens.
A estrutura montada ofereceu praça de alimentação, palco para os shows musicais, bons pontos para assistir as apresentações e outras atrações como aeromodelismo R/C, falcoaria de aeroportos, voos de aeronaves visitantes e segurança para público e estacionamento. a locução oficial foi feita pelo mestre Vadico, a voz dos shows aéreos no Brasil há muitos anos.
O show da Fumaça, com sete aviões mais um reserva, causou verdadeira comoção no público, pois a diferença de performances entre os antigos T-27 e os novos A-29 Super Tucano são inegáveis. Espelhão, voo de dorso em formação, cruzamentos, loopings, as manobras «DNA», «Bomba», «Desfolhado», «Lancevac» e o tradicional «Coração» ao final receberam muitos aplausos. Os livretos autografados dos integrantes do EDA foram disputados a «tapa», como aliás, é de praxe, quando são distribuídos por pilotos e mecânicos da esquadrilha da Fumaça.
Avião, Fumaça e Rock n Roll, a receita de sucesso do AeroRock 2017!