
No passado dia 12 de junho, feriado nacional da Rússia, Leonid Yakovlevich Belykh recebeu a condecoração mais alta da Federação Russa, a de Herói do Trabalho.
Leonid Belykh, nascido em 1950, é o diretor geral da Ulan-Ude, a única fábrica de aeronaves de asa fixa e rotativa da Rússia, que já fabricou mais de 8.000 aeronaves até o momento. A Ulan-Ude faz parte do consórcio Russian Helicopters, pertencente à Rostec State Corporation.
Sob a direção de Leonid Belykh, a Ulan-Ude desenhou e fabricou as várias versões das famílias de helicópteros Mi-8AMT e Mi-171, inclusive os Mi-171Sh (versão avançada do Mi-171), o Mi-171A2 (que recentemente bateu um recorde de velocidade) e o novo Mi-8AMTSH (adaptado para operações hot & high). Atualmente, está sendo preparada a produção em série do Mi-171A2 e do helicóptero leve VRT500.
Como Herói do Trabalho, Leonid Belykh fará companhia a outros famosos desenhadores de helicópteros russos, como N.I. Kamov, M.L. Milem, M.N. Tishchenko, D.M. Chumachenko e S.V. Mikheev.