A companhia aérea iniciou testes para incorporar uma tecnologia inovadora de apoio que permite gerenciar melhor os aspectos relacionados com a segurança, as operações e o meio ambiente em condições de inverno extremo. Junto com a Vaisala, líder no mercado de serviços de medição ambiental e industrial com sede na Finlândia, a companhia aérea testou o sistema de decisão CheckTime para o inverno de Copenhague e Chicago.
O sistema utiliza medições em tempo real de uma série de fatores, tais como temperatura, vento e tipo de precipitação com sensores meteorológicos de precisão para estimar o impacto exato das condições climáticas predominantes nos fluidos de degelo e antigelo do avião. Em seguida, comunica os resultados aos pilotos por meio do sistema ACARS da aeronave.
Esta solução substitui um procedimento manual em que os pilotos utilizam uma combinação de horários de manutenção, gráficos de informação e observação das condições meteorológicas para avaliar a quantidade necessária de fluido de degelo e antigelo, e o tempo depois do qual já não seria desejável que a aeronave decolasse nas condições climáticas existentes.