A Lockheed Martin anunciou ter alcançado com sucesso uma etapa essencial para o programa de Helicóptero de Salvamento em Combate (CRH na sigla inglesa) da Força Aérea dos EUA. Trata-se da etapa de avaliação principal do projeto de veículo aéreo (CDR na sigla inglesa). Este acontecimento prepara o programa para a montagem, teste e avaliação do helicóptero HH-60W.
No marco do programa, a equipe conjunta da Força Aérea dos EUA (USAF) e da Sikorsky reuniu-se com seus principais parceiros do governo e do setor para uma avaliação aprofundada do projeto. Durante a avaliação, a equipe do CRH apresentou com êxito o projeto do helicóptero, e os participantes se mostraram confiantes de que atenderia aos requisitos de sistema. Entre os participantes da avaliação estavam líderes da USAF e os principais fornecedores, que também participaram das apresentações técnicas.
Em junho de 2014, a USAF adjudicou à Sikorsky o contrato de Engenharia, Fabricação e Desenvolvimento (EMD na sigla inglesa) no valor de 1,28 bilhão de dólares. O contrato inclui o desenvolvimento e a integração da próxima geração da plataforma de salvamento em combate e dos sistemas de missão, a entrega de quatro helicópteros HH-60W, sistemas de treinamento de tripulação e para manutenção, além de suporte para ambos. Em janeiro de 2017, a USAF exerceu uma opção de compra no valor de 203 milhões de dólares com a Sikorsky para o fornecimento de cinco aeronaves adicionais, aumentando o total para nove. A suíte de treinamento inclui dispositivos como simuladores full-motion e sistemas de aeronave separados, como guincho e trem de pouso.
O programa da USAF prevê a necessidade de 112 helicópteros para substituírem os helicópteros HH-60G Pave Hawk – já em situação de rápido envelhecimento -, que desempenham missões essenciais de busca e salvamento em combate e resgate de pessoal para os serviços militares dos EUA.
O HH-60W é uma variante avançada do projeto do helicóptero UH-60M Black Hawk e apresenta maior capacidade interna de combustível para um maior alcance. O helicóptero do CRH terá motores GE T700-701D, pás principais de corda larga composta para garantir a manobrabilidade em altitudes de alta densidade, e uma nova aeroestrutura usinada resistente à fadiga e à corrosão para garantir confiabilidade e disponibilidade para as unidades operacionais da USAF. O projeto inclui um kit de missão tática avançado que integra sensores múltiplos, conexões de dados, sistemas defensivos e outras fontes de informação de inteligência para uso das tripulações de salvamento em combate. O helicóptero foi projetado com uma configuração de armas e cabine especialmente otimizada para operações de salvamento em combate e resgate.
As equipes do CRH e da USAF irão reunir-se novamente em setembro para a avaliação principal do projeto de sistemas de treinamento.