Aeroportos, Aviação Comercial, Destaque

Infraero fará a gestão do Aeroporto de Caruaru, em Pernambuco

A Infraero foi anunciada para assumir a gestão do Aeroporto de Caruaru, localizado no agreste pernambucano. O anúncio foi feito pelo Ministro de Portos e Aeroportos (Mpor), Silvio Costa Filho, em um evento realizado nesta sexta-feira (1º/3) na cidade. A Companhia passará a assumir a administração, operação e exploração do terminal a partir da publicação no Diário Oficial da União.

 

O Aeroporto de Caruaru – Oscar Laranjeira será um dos aeroportos contemplados pelo Plano Aeroviário Nacional (PAN) desenvolvido pelo Mpor, que vai requalificar os principais aeroportos regionais do País e integrar os modais de transportes. O terminal pernambucano será totalmente reformado e ampliado para atender a projeção de crescimento comercial do quarto maior munícipio do estado em termo de volume populacional. Entre as melhorias previstas está a construção de um novo terminal de passageiros, com extensão de 6.000m² e capacidade para atender 1,1 milhão de passageiros por ano, proporcionando maior comodidade e segurança aos viajantes.

 

Outra importante intervenção que será realizada no aeródromo é a ampliação da pista de pouso e decolagem, passando de 1.800 para 2.250 metros. Com essa extensão, o terminal terá a oferta de novos voos e poderá receber aeronaves de maior porte, como os modelos Airbus e Boeing, operados pelas principais companhias aéreas do mundo. Os recursos destinados no empreendimento também prevêem a construção de um novo pátio e novas pistas de taxiamento de aeronaves, incluindo novos acessos a hangares.

 

Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, a transferência da outorga de mais um terminal à Infraero reforça a expertise que tem a Companhia na administração de aeroportos e sua vocação para o desenvolvimento da aviação regional. “A Infraero agora irá trabalhar para agilizar a transição das operações e, oportunamente, anunciar um plano de ações para o aeroporto, com foco no seu potencial de demanda e incremento das operações”, destaca Barzellay.

 

Sobre o Aeroporto

O Aeroporto, está localizado a cerca de 125 km da capital Recife. Nele funciona uma escola para a formação de pilotos, uma oficina para manutenção de aeronaves e uma fábrica de aeronaves de pequeno porte. Além disso, a cidade de Caruaru é a maior e a principal cidade do interior de Pernambuco, sendo polo para mais de 1,5 milhão de pessoas no agreste do estado, além de estar no 2º maior polo de confecções do Brasil, o que eleva a importância do aeroporto para região.

 

Infraero – Prestadora de Serviços

Com 50 anos de experiência, a Infraero administra, agora, 29 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.

 

A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.