Foram iniciados nesta quarta-feira (15/3) os serviços para implantação de grooving (ranhuras que auxiliam no escoamento de água) na pista principal de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA). As obras, com prazo de conclusão estimado para a segunda quinzena de abril, serão executadas entre o primeiro e segundo terço da pista (de 900 m a 1.250 m), com o objetivo de aprimorar o escoamento de água da pista e reforçar a segurança das operações.
Os trabalhos receberão investimentos de R$ 361,9 mil, sendo realizados no horário de 6h30 às 11h30, conforme o planejado junto aos órgãos e empresas aéreas envolvidos na ação.
A pista principal do Aeroporto de Belém conta com 2.800 metros de comprimento por 45 metros de largura. O Val-de-Cans conta também com uma pista auxiliar, de 1.830 metros de comprimento por 45 metros de largura, que é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber as operações regulares do aeroporto, de forma que a aplicação do grooving na pista principal não interferirá na programação de voos durante o período dos trabalhos.