A movimentação no terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) começou o ano em alta. De janeiro a março de 2017, o terminal movimentou 691 toneladas ante 477 toneladas no primeiro trimestre de 2016, um aumento de cerca de 45%. No período, os ramos de destaque na movimentação foram os de eletrônicos e químico-farmacéutico.
O maior volume de cargas movimentadas no cenário foi na área de importação. Os números chegaram a 685,4 t, crescimento de 46,1% em relação às 469 t movimentadas entre janeiro e março de 2016.
“O Teca de Vitória está atento as tendências do comércio exterior capixaba para de participar de oportunidades de crescimento. Nisso está inclusa a intensificação de nosso trabalho de identificação de potenciais clientes”, pontuou Afrânio Mar, superintendente de Vitória.
Inaugurado em 21 de outubro de 1976, o complexo logístico do Aeroporto de Vitória opera principalmente cargas na área de importação, recebendo com mais frequência eletrônicos, equipamentos de telecomunicação, vestuário, cosméticos, medicamentos e insumos industriais. Na exportação, os produtos mais comuns são amostras de granito e outros minerais, café, flores e produtos de informática.
O Teca de Vitória conta com uma área de armazém alfandegado de cerca de 2.200 m², contando com infraestrutura que inclui uma área de câmaras refrigeradas de 78 m², armazém de cargas perigosas e armazém de materiais radioativos. Desde 1999, o Teca recebe voos cargueiros internacionais semanalmente, facilitando o comércio exterior capixaba.