A Comissão Europeia (CE) anunciou a suspensão provisória, até junho de 2020, da regra 80/20 (usar ou perder) para os slots dos aeroportos.
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) recebeu favoravelmente o anúncio e considerou que a decisão reflete a situação sem precedentes que as companhias aéreas estão enfrentando. Aliás, a associação considera que a suspensão só até junho é o mínimo necessário para o setor, que no mês que vem precisará de uma decisão sobre uma suspensão total até outubro para permitir que as companhias aéreas planejem seus horários.
O vírus COVID-19 causou um colapso na demanda mundial de viagens aéreas, mas, devido ao requisito de continuar operando slots aeroportuários durante pelo menos 80% do tempo, as companhias aéreas não conseguiram ajustar sua capacidade.
A suspensão da regulação do uso dos slots até junho permitirá que as companhias aéreas comecem a implementar medidas para enfrentar a queda sem precedentes no tráfego, mas o prazo concedido é mais curto do que o que elas tinham solicitado.
A IATA emitiu um comunicado no qual defende que as companhias aéreas precisam de uma suspensão ampla que cubra toda a temporada (até outubro), como já tinham pactuado outros reguladores. Portanto, antes do dia 15 de abril, a CE deve reavaliar a solicitação de ampliação.