PASSAGEIROS PODEM DESPACHAR BAGAGEM AUTOMATICAMENTE NO AEROPORTO DE BRASÍLIA
Passageiros da companhia aérea LATAM poderão optar por uma nova forma de despachar malas no Aeroporto de Brasília. A companhia conta agora com o sistema de autoatendimento para despacho de bagagens em voos nacionais e internacionais. A expectativa da empresa aérea é reduzir o tempo de despacho de bagagem de aproximadamente 82 segundos a uma média de 40 segundos por passageiro.
Foram instaladas oito máquinas com a nova tecnologia nos balcões de check-in da LATAM no piso de embarque do Aeroporto. Os equipamentos passaram por um período de teste no terminal brasiliense e agora são para uso permanente de todos os voos da companhia aérea.
O passageiro já podia realizar seu check-in de forma autônoma nos totens do Aeroporto, com os novos equipamentos, os clientes da LATAM podem fazer também a impressão das etiquetas para as malas e seguir para o serviço de “Entrega de Bagagem etiquetada” (ou Self Bag Drop) para o despacho da mala, sem a necessidade de passar por um atendente no balcões da companhia. Com este novo serviço o passageiro pode realizar todo o seu processo de check-in e despacho de forma independente.
Presente em vários aeroportos do mundo, a tecnologia permite ao usuário menor permanência em filas e maior agilidade no embarque. Apesar das novas máquinas, o check-in com atendimento presencial pela LATAM continua. Caso o passageiro tenha alguma dúvida ou necessidade de auxílio, poderá optar por despachar as bagagens nos balcões convencionais.
O Aeroporto de Brasília acredita e investe na automação de diversos processos realizados no terminal, tudo para dar maior autonomia e conforto e agilidade para o passageiro. Em 2014, a Inframerica investiu na instalação de 38 totens de autoatendimento de check-in, onde o usuário de qualquer companhia aérea pode realizar o procedimento de check-in. Esta ano a concessionária também instalou novos processadores de passageiros no desembarque internacional. Para agilizar o procedimento de imigração reduzindo as filas e permitindo processar maior quantidade de passageiros em um espaço mais curto de tempo, foram instalados e-gates para controle eletrônico de passaportes na imigração do terminal aéreo. O equipamento permite escanear os passaportes e faz o reconhecimento biométrico facial do passageiro, possibilitando a realização do processo migratório de forma totalmente automatizada, sem a necessidade de contato com um agente. A facilidade é integrada ao sistema da Polícia Federal.
Com estas novas tecnologias, o resultado foi a diminuição de filas, permitindo aos usuários uma melhor e mais confortável experiência no Aeroporto de Brasília.