Destaque, Indústria

Preparado para lançamento o satélite brasileiro de comunicações de uso dual SGDC

O SGDC, Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas de uso dual (civil e militar), construído pela Thales Alenia Space para o Brasil, está pronto para ser enviado à base de lançamento de Kourou, na Guiana Francesa, de onde será lançado em um foguete Ariane 5 no próximo dia cinco de março.

A companhia assinou o contrato do SGDC com a Visiona (um empreendimento conjunto entre a Embraer e a Telebras) no final de 2013. Este programa desempenha um papel fundamental no plano de desenvolvimento espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), ao mesmo tempo que atende às necessidades estratégicas do Ministério de Defesa.

O satélite foi desenhado para atender a dois objetivos principais: a implementação de um sistema de comunicações por satélite seguro para o governo e as forças armadas brasileiras e dar suporte ao desenvolvimento do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), coordenado pela Telebras como operadora, que tem por objetivo reduzir a exclusão digital no país. O programa SGDC faz parte da estratégia brasileira para reforçar a independência e a soberania do país.