Destaque, Indústria

Primeiro voo de teste do SSJ100 com “saberlets” realizado com êxito


Em 21 de dezembro de 2017, o Sukhoi Superjet 100 realizou o seu primeiro voo com “saberlets”, em Zhukovsky.
As pontas das asas em forma de sabre instaladas no Sukhoi Superjet 100 são o resultado de uma série de atividades de pesquisa, engenharia e experimentação realizadas pela Sukhoi Civil Aircraft Company com auxílio do Instituto Central de Aero-hidrodinâmica russo (TsAGI).
A geometria das asas foi definida com a implementação dos métodos inovadores de otimização em 3D baseados na computação numérica denominada Fluidodinâmica Computacional, ou “Computational Fluid Dynamics” (CFD na sigla inglesa) — um know-how único do TsAGI utilizado na indústria da aviação russa, em especial no programa do Sukhoi Superjet 100.
Os resultados da pesquisa e dos testes demonstraram que a instalação das pontas em forma de sabre permite melhorar o desempenho tanto na decolagem como na aterrissagem, além de diminuir o consumo de combustível em no mínimo 3%. A melhoria esperada das características de decolagem e aterrissagem serão evidentes para os operadores do avião em pistas regionais, em condições de clima quente e nos aeroportos situados em regiões montanhosas (Hot&High).