A Administração Federal da Aviação estadunidense (FAA na sigla inglesa) concedeu ao programa KC-46 Tanker da Boeing um Certificado Suplementar de Tipo (Supplemental Type Certificate – STC), que certifica que os sistemas de abastecimento aéreo e de aviônicos da missão cumprem os requisitos da FAA. Este marco finaliza a certificação do KC-46 pela FAA.
Para receber o STC, a equipe da Boeing realizou uma série de testes em laboratório, em terra e no ar iniciados em 2015. Como parte dos testes exigidos, a equipe teve que validar os sistemas de reabastecimento aéreo com lança e sonda/cesta para que cumprissem os critérios de certificação da FAA.
Foram utilizados seis aviões para realizar vários tipos de testes dos certificados STC e MTC. No total, foram 3.500 horas de voo e mais de 1.500.000 litros de combustível transferidos durante os voos de reabastecimento de aviões F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A-10, KC-10, KC-134 e KC-46.
O KC-46, baseado na estrutura do avião comercial 767 da Boeing, é construído na fábrica da empresa em Everett (Washington). Atualmente, a Boeing tem um contrato que contempla os 34 primeiros aviões-tanque das Forças Aéreas estadunidenses, de um total de 179 previstos.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com