Aviação militar, Destaque

Saab recebe ordem para funcionalidades adicionais do Gripen E 

 

A Saab e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) firmaram um acordo referente a novas funcionalidades e cronogramas de entrega ajustados para o Gripen E e o Gripen C/D. O acordo refere-se ao período 2023-2030 e o valor do pedido é de aproximadamente 5,8 bilhões de coroas suecas (SEK).

 

O FMV e a Saab concordaram em revisar o acordo existente relacionado ao desenvolvimento e produção do Gripen E, adicionando novas funcionalidades, que incluem alterações nos sistemas de guerra eletrônica (Eletronic Warfare – EW), de comunicação e de reconhecimento, bem como alterações nos cronogramas de entrega do Gripen E e do Gripen C/D.

 

A fim de garantir a capacidade operacional de seus caças, as Forças Armadas Suecas, o FMV e a Saab concordaram em ajustar os planos de desenvolvimento e entrega, permitindo o desenvolvimento e operação contínuos do Gripen C/D após 2030, em paralelo com a introdução dos caças da próxima geração, Gripen E.

 

“Este acordo confirma a colaboração estreita existente entre a Saab, o FMV e as Forças Armadas Suecas. Estou muito orgulho que estamos contribuindo para a capacidade operacional das Forças Armadas Suecas através do fortalecimento ainda maior das capacidades do sistema Gripen, um caça de classe mundial”, diz Lars Tossman, head da área de negócios Aeronautics da Saab.