Aviação militar, Destaque, Indústria

Saab recebe pedido para estudos de conceito de futuros caças suecos

A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) referente a estudos conceituais para futuros sistemas de caça. O período do contrato é 2024-2025.

Isso inclui estudos conceituais de soluções tripuladas e não tripuladas dentro da perspectiva de sistemas de sistemas (systems of systems), desenvolvimento de tecnologia e demonstrações. A Saab colaborará estreitamente com a FMV, as Forças Armadas da Suécia, a Agência Sueca de Pesquisa em Defesa, a GKN Aerospace e outros parceiros do setor.

«A Saab está em uma posição forte e, tendo desenvolvido recentemente o Gripen E e o GlobalEye, temos a tecnologia avançada e o know-how de engenharia para levar adiante o futuro conceito de caça. Isso significa que continuaremos a fornecer soluções inovadoras para atender às futuras necessidades operacionais das Forças Armadas da Suécia e de outros clientes», afirma Lars Tossman, head da área de negócios Aeronautics da Saab.

A Saab vai desenvolver ainda mais colaborações com as partes interessadas que trabalham com tecnologias emergentes e disruptivas, que desempenharão um papel importante nos futuros sistemas de aeronaves de combate. A Saab também vai explorar plataformas de inovação, incluindo a Iniciativa de Inovação em Defesa do Governo Sueco e o Acelerador de Inovação em Defesa da OTAN para o Atlântico Norte.

Os estudos conceituais incluídos nesse contrato ocorrerão paralelamente à modernização do Gripen C/D e à introdução do Gripen E na Suécia e no Brasil.