Aviação militar, Destaque

Segundo avião P-3C chega a Portugal

Aterrou hoje, na Base Aérea N.º 11, em Beja, o segundo dos seis aviões P-3C adquiridos pela Força Aérea ao Governo da República Federal da Alemanha.

O voo ferry deste segundo avião – duas semanas após a chegada do primeiro – é reflexo do extraordinário empenho e estreita colaboração entre a Manutenção e as Operações da Esquadra 601, a Gestão do Sistema de Armas P-3C, a Autoridade Aeronáutica Nacional e a Marinha Alemã, fundamentais à conclusão com sucesso desta desafiante etapa deste projeto de transferência.

O aprontamento destas aeronaves foi garantido por equipas destacadas na Base Aérea Naval de Nordholz nos meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.

Recorde-se que estes aviões foram adquiridos ao abrigo do contrato celebrado entre o Governo português e o Governo alemão, que contempla todo o inventário da frota P-3C disponibilizado pela República Federal da Alemanha constituído por seis aeronaves; conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU); sobresselentes; equipamentos de apoio e bancadas de teste; bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos.