A Força Aérea dos Estados Unidos exerceu a opção referente ao segundo avião-tanque Boeing KC-46 para a Força de Autodefesa Aérea do Japão através do processo de Venda Militar Estrangeira (FMS, na sigla inglesa).
O contrato de FMS que contemplava o primeiro avião KC-46 do Japão, além de serviços logísticos gerais, foi concedido à Boeing em dezembro de 2017, no contexto da concorrência de reabastecimento aéreo KC-X do Ministério de Defesa do Japão.
O KC-46 é um avião-tanque multifunção projetado para reabastecer todos os aviões militares, aliados e de coalizões, que sejam compatíveis com os procedimentos de reabastecimento aéreo internacional. O avião pode transportar passageiros, carga e pacientes.
A Boeing começou a desenvolver o tanque KC-46A Pegasus para a Força Aérea dos Estados Unidos em 2011 e está montando o avião, derivado do 767, em suas instalações situadas em Everett, Washington (EUA).
O primeiro voo totalmente abastecido do avião-tanque KC-46 ocorreu em setembro de 2015. Até o momento, seis aviões de teste realizaram mais de 3.700 horas de voo e forneceram mais de quatro milhões de libras em combustível para aviões F-15E, F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A-10, B-52, KC-10, KC-135 e KC-46.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com