Airlines, Aviação Comercial, Destaque

Tráfego de passageiros da América Latina cresceu 4,5% em fevereiro de 2020

No mês de fevereiro, a região não havia sentido os efeitos da Covid-19 e o tráfego de passageiros das companhias aéreas locais apresentou crescimento de 4,5%, impulsionado pelo mercado doméstico, enquanto o mercado internacional caiu pelo sexto mês consecutivo, sobretudo devido a dificuldades sociopolíticas/políticas e socioeconômicas que a região enfrenta desde o terceiro trimestre de 2019, além dos primeiros efeitos das restrições de viagem devido ao avanço da Covid-19 na Europa.
Os destaques foram o crescimento doméstico do Brasil (+ 3%), México (+ 14%), Chile (+10,9%) e Colômbia (+12%). Por outro lado, 5,7 milhões de passageiros internacionais foram transportados, dos quais 3,5 milhões eram passageiros internacionais na região e 2,2 milhões, fora da região. O mercado a partir de e para a América Latina e o Caribe diminuiu 1% em relação a 2019.
Como sabemos, em março, a maioria dos países da região decretou restrições de mobilidade que reduziram ao mínimo o movimento de passageiros. Manteve-se ainda o transporte de carga, o que é ainda mais relevante nesta circunstância devido ao apoio humanitário que oferece no transporte de medicamentos, exames, pessoal médico, mercadorias e suprimentos essenciais de nossos países.