Destaque, Indústria

Visiona anuncia lançamento exitoso do satélite geoestacionário brasileiro


A Visiona Space Technology anunciou o lançamento exitoso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) brasileiro, realizado no Guyana Space Center em Kourou, na Guiana Francesa. O SGDC deve proporcionar cobertura de Internet para todo o Brasil, bem como um recurso seguro e independente para as comunicações estratégicas do governo brasileiro. 

«Com o lançamento do SGDC, a Visiona demonstra a sua capacidade de executar e gerenciar um programa complexo e importante para o Brasil, respeitando a agenda, os custos e o desempenho contratados», declarou Eduardo Bonini, presidente da Visiona. «O satélite atende de sobra os requisitos do governo brasileiro e deve promover a inclusão digital de milhões de brasileiros, além de garantir a segurança das comunicações do governo brasileiro e das Forças Armadas.» 

«O SGDC inaugura uma nova era na história das telecomunicações no Brasil, porque agora podemos levar a Internet via satélite para 100% do território brasileiro, proporcionando benefícios sociais e econômicos. Vamos iluminar o Brasil, com Internet banda larga, promovendo a inclusão digital e social nas escolas, hospitais, postos de saúde e, acima de tudo, aumentando a competitividade do Brasil», afirmou Antonio Loss, Presidente da Telebras.

Empreendimento conjunto entre a Embraer e a Telebras, a Visiona é responsável pela estrutura e integração do Programa SGDC, por meio da melhoria dos requisitos, seleção e gerenciamento dos fornecedores, validação de relatórios de engenharia, monitoramento da produção e testes de sistema requeridos para o sucesso da missão, entre outras atividades. Por mais de dois anos, os engenheiros da Visiona trabalharam lado a lado com os profissionais da ThalesAlenia, na França, no desenvolvimento e fabricação do satélite no marco do programa de absorção de tecnologia, adquirindo um know-how que será fundamental para incrementar o conteúdo brasileiro dos próximos programas espaciais.