Raul Jungmann, Ministro da Defesa do Brasil, visitou no dia 1º de dezembro a planta da Thales Alenia Space na localidade francesa de Cannes, liderando a delegação formada por altos funcionários brasileiros e pelos diretores executivos das companhias Telebras, Embraer Defesa e Visiona, esta última resultado de um empreendimento conjunto entre as duas anteriores.
O foco da visita foi o satélite de dupla utilização (civil e militar) SGDC – Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas -, que está sendo finalizado nas sala limpas da empresa em Cannes. O contrato foi assinado no final de 2013, e o lançamento do satélite está previsto para março de 2017, do Centro Espacial da Guiana, na Guiana Francesa.
O programa SGDC tem dois objetivos principais: a implementação de um sistema seguro de comunicações por satélite para as Forças Armadas e o governo brasileiro, e dar suporte ao desenvolvimento do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), coordenado pela Telebras.
Visando respaldar o desenvolvimento do programa espacial do Brasil, a Agência Espacial Brasileira e a Thales Alenia assinaram um Memorando de Entendimento (MoU na sigla inglesa) sobre um programa ambicioso de transferência de tecnologia, para o qual a companhia estabeleceu uma unidade operativa no parque tecnológico de São José dos Campos e formou mais de 30 engenheiros brasileiros.